quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Polêmica do comercial de Bündchen

Foi divulgado pela imprensa na manhã de hoje que o governo emitiu um pedido ao Conar de suspensão do comercial da marca de lingeries Hope, protagonizado pela modelo e empresária Gisele Bündchen.
O comercial está no ar desde o dia 20 de setembro e consiste em uma cena onde a modelo aparece, em um primeiro momento, vestida de um jeito para dar uma notícia ruim ao suposto marido e, em um segundo momento, aparece dando a mesma notícia, mas usando as lingeries da marca (de sua coleção).

O slogan da propaganda é "você é brasileira, use seu charme". A peça publicitária foi julgada como "uma propaganda que promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas".
Em reposta à manifestação, a Hope declara: "o objetivo da campanha é mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia".

Agora, aqui vai minha opinião: sabem o que acho mais engraçado? Se este fosse um comercial protagonizado por um modelo (lê-se HOMEM) de mesmo gabarito que Gisele, este tipo de polêmica não entraria em questão. Gisele Bündchen já foi "N" vezes considerada a top mais bem-sucedida e mais bem-paga do planeta, é completamente independente e com certeza não se submeteria a uma condição subserviente. É exatamente o fato de protestarem contra um comercial como esse que gera o preconceito contra a mulher, colocando em questão algo irrelevante.
Ao meu ver, a propaganda só exaltou essa independência da modelo e beleza reconhecida mundialmente e, ao contrário, só enfatiza a burrice e falta de raciocínio dos homens perante uma mulher maravilhosa, o que é completamente relevante e REAL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Concordo com vc, achei ridÍculo O CONAR tirar essa propaganda do ar, não é nem um pouco degradante! E a mulher tem mesmo suas armas de sedução, PRINCIPALMENTE se for inteligente saber usá-las...O que não significa em momento nenhum uma capacidade inferior ou sua objetização... ÓTIMO POST!

    ResponderExcluir
  2. Aiii que ódio disso! Não tem justificativa que me convença de que a suspensão é viável. Tanta coisa que a gente vê na tv, que REALMENTE é apelativo, e ninguém faz nada... GRRR


    Adorei o blog! Já estou seguindo :)

    Beijos, conterrânea!

    ResponderExcluir
  3. Concordo!Engraçado q o CONAR se preocupe tanto com uma propaganda dessas,mas nem liga pras várias e várias propagandas de cerveja q tratam a mulher como objeto.Essas sim,eles deveriam tirar do ar,não uma q mostra o homem como "impotente" perante uma mulher bonita,oq realmente acontece.

    ResponderExcluir
  4. hahahah acho engraçado, só tenho que rir sobre esse assunto! Como publicitária achei bem legal e não me senti ofendida, agora com propaganda de cerveja acho um absurdo e falta de criatividade!!
    O CONAR está virando uma piada!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião foi uma propaganda de mau gosto em geral, não só por ela estar de lingerie. Mas nada diferente de muitas que vemos por ai. Mas acho que exageraram um tanto na polêmica para tirar a propaganda do ar. Fora isso acho uma tremenda hipocrisia as pessoas que acham super normal as mulheres dançando seminuas na televisão durante o carnaval se sentirem ofendidas com uma propaganda dessa...

    Bjoksss

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a propaganda SUPER engraçada... Concordo com a Camila, existem milhares de propagandas de cerveja que degradam muito mais a imagem feminina.
    E a própria Gisele já fez uma outra da Sky em que ficava esperando o marido pra servir janta pra ele, lembram?
    bjs

    ResponderExcluir