terça-feira, 22 de junho de 2010

Looks para entrevista de emprego

A pedidos e, diante de vários blogs e sites que já li falando no assunto, concluí que uma diquinha de vestuário para entrevista de emprego é sempre importante, né?! Então resolvi dar a minha opinião sobre isso.
A regra básica todo mundo já sabe (ou pelo menos deveria): mulheres - proibido decote e comprimentos curtos e homens - proibido tactel, tênis, camiseta e boné.

Para quem é básico e não gosta de "enfeitar" muito a produção, as opções são: terno (conjunto composto por calça social + camisa de botão + gravata + palitó para homens e saia + camiseta lisa + blazer para mulheres) OU, uma outra opção seria calça social tipo pantalona com uma camisa de botões (com detalhes drapeados ou babados, dependendo do gosto - vide imagem) para mulheres e para homens, no lugar do terno, usar calça jeans com camisa social e blazer - lembrando que o calçado DEVE obrigatoriamente ser sapato social - nada de tênis porque fica muito informal!
Uma 'OBS' importante aos homens: ao usar terno, procurem escolher cores neutras ao combinar a camisa com a gravata, pois nosso inconsciente capta uma personalidade mais séria de quem as usa. Exemplos: 1) camisa nude e gravata marrom escura; 2) camisa azul claro (bem clarinho!) e gravata azul marinho; 3) camisa branca e gravata cinza - e por aí vai. Combinações de cures sutis! As cores do palitó e calça social devem ser sempre escuras - cinza ou preto, que são mais tradicionais. Importante: risque o branco da lista em nome do bom-senso!

No mais, para homens não há muito o que sugerir, até porque, diante da sociedade MACHISTA em que vivemos, qualquer empregador não encararia com bons olhos um candidato muito "fashionistamente" vestido. Para as mulheres, no entanto (dependendo do cargo ao qual está se candidatando), dá para pensar em alguns detalhezinhos a mais:

Look 1: Essa sugestão seria para um dia mais quente de verão, onde não dá para se encasacar muito: saias "comportadas" não precisam ser necessariamente aquelas tulipas tradicionais; as evasês, como a da imagem, também têm um corte comportado (quando o comprimento é no joelho) e também há modelos de cintura alta. Uma blusa básica lisa é legal para não causar muito impacto e informação já que a cor da saia é mais chamativa e o bolerinho complementa, cobrindo os ombros e dando um estilinho a mais. Scarpins são a opção de sapato mais clássica e, na minha opinião, apropriada para entrevistas.

Look 2: A oncinha está em alta nessa temporada, então, por quê não uma batinha comprida com calça skinny? Dependendo do local e da vaga para a qual está se candidatando (área de moda ou jornalismo, por exemplo) o visual é permitido, mas ATENÇÃO: a bata precisa cobrir o quadril, de preferência quase até os joelhos! A ankle boot, nesse caso, também é permitida, já que o visual não é assim TÃO formal, além do mais, é um sapato fechado de qualquer forma.

Look 3: Para um inverninho atual, o vestido azul marinho até os joelhos é um belo cartão de visita, ao meu ver. Combinado à meia-calça preta fio 40 e ao peep toe, então, perfect! O cachecol nude com pintinhas dá um ar fashion, porém sério, o que é ideal. Se a temperatura estiver muito baixa, adicione um trench coat preto ou bege para arrematar!

Moda e bom-senso devem andar sempre de mãos dadas, portanto, nada impede que se criem looks fashions apropriados para uma entrevista de emprego. Boa sorte! :)

CRÉDITOS PARA: http://amdanon.files.wordpress.com/2009/10/roupas.jpg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Legal mesmo, muita gente perde oportunidades importantes por causa da roupa...

    Mas acho que dependende muito do lugar que a pessoa quer trabalhar, não cabe terno e gravata para lugares mais informais como agencia de publicidade, comercio, em jornais, etc.....

    Muito bom Má, parabéns

    ResponderExcluir