sábado, 3 de março de 2012

Os bastidores de uma carreira de modelo

O que é ser modelo em sua opinião? Não vale nenhuma das seguintes respostas: "ser linda", "ser magra", "ser ryca", "vestir haute-couture". Uma simples garotinha nascida 'acidentalmente' linda nos confins de alguma cidade, normalmente luta, e muito, para chegar ao famoso Models.com. E essa luta vai desde aprender a ter um psicológico extremamente equilibrado no início da adolescência a encarar um vôo de 25 horas para um lugar desconhecido, com pessoas desconhecidas, sozinha, a fim de trabalhar para receber um pouco de reconhecimento e tentar construir sua carreira. Não é brinquedo não!
Mas antes de dar procedimento ao texto de hoje, explico o por quê dele: para quem não sabe, andei mais uma casinha em meu tabuleiro da vida, e saí do jornalismo de moda para adquirir conhecimento e experiência no ramo de agência de modelos, configurando-me no posto de assistente de booker internacional na Elite Models.

Eis que no rico aprendizado do dia-a-dia ao trabalhar neste segmento dentro do vasto território de Moda, consigo enxergar de perto o que uma "Gisele Bündchen iniciante" precisa fazer para alcançar seu sonho. Compartilho aqui, então...
Para começar, é bom que você saiba que 90% das Tops mundiais atualmente já levaram muitos "nãos" e já foram muito "gongagas" no começo de suas jornadas. Não basta ouvir da mamãe que você é linda e pensar que isto já é o suficiente para todas as agências lhe quererem e brigarem por você. A situação é bem mais complexa do que se imagina...

Meninas que já procuram seu lugar ao Sol nas passarelas devem começar a se "moldar" em torno de 15 anos e precisam, de cara, abdicar de seus estudos e da família, uma escolha difícil para um(a) adolescente cujo caráter e educação ainda estão em formação. Uma vez aceitos pelas agências, os jovens mudam-se para a cidade em questão (normalmente São Paulo) e aprendem [ou não] a dividir espaço com outras modelos que igualmente estão tentando iniciar uma carreira. Daí em diante, precisam aprender a se alimentar de maneira a manter as medidas-padrão que são exigidas (dentro e fora do país), a falar inglês, a manterem o cabelo, pele e corpo impecáveis, a lidar com dinheiro (uma vez que começam a trabalhar e a ganhá-lo!) e principalmente a lidarem com decepção, o que ocorre inúmeras vezes.
Em geral, essas bebês iniciantes precisam adquirir uma postura extremamente madura, o que normalmente é bem difícil, para não dizer impossível, em torno de 15 ou 16 anos, não acham?
Em meio a tanta mudança brusca na vida de uma criança desta idade, portanto, você já parou para pensar em quantas meninas lindas [e meninos também!] mundo afora não desistiram da carreira de modelo por não terem reunido forças para "aguentar o tranco"? Quantas "Giseles" não perdemos ao longo dos anos??...

Porque, além de receberem uma mudança radical em suas vidas, há que se "prestar" a vários trabalhinhos pequenos na longa escalada até um grande desfile ou uma grande capa de revista. Paciência é um trunfo super necessário, já que obviamente não se consegue o trabalho dos sonhos da noite para o dia. Aliás, em qualquer carreira isso acontece.

Desde que passei a acompanhar de perto o engatinhar de uma pretensa modelo, meu respeito por mulheres como Gisele Bündchen, Isabelli Fontana, Alessandra Ambrósio e tantas outras aumentou. Porque para chegar ao topo e ganhar R$ 6 milhões por mês elas lutaram e MUITO, e foram chamadas de "feias", "desengonçadas" e "incapazes" por muitas vezes.
A primeira qualidade que ganha o pódium à frente de outras como "magra", "linda" e "rica" é, sem dúvida, a de "guerreira".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário