quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Homens: o que eles pensam sobre a moda

Moda: um tema que vem tomando espaços cada vez maiores na mídia. Todo mundo quer ter seu momento para falar sobre o assunto, dar o seu ponto de vista ou contar suas vivências e experiências que julgam relevantes para o mundo fashion. E mesmo aqueles que se negam a ler ou a participar desse assunto o fazem de qualquer forma, já que moda não é simplesmente usar uma aposta da estação ou seguir um estereótipo, mas um estudo do que as pessoas usam, gostam e buscam.
A atenção do público masculino dada ao tema também vem crescendo nos últimos tempos, no entanto, ainda demonstra certa retração em comparação às mulheres. Será machismo? Vergonha? Simples desinteresse? Confira a opinião de cinco homens que foram entrevistados e questionados sobre a moda masculina e a busca de informações:
·   Eu acho que é importante ter algumas noções no nosso caso, mas acho que não deve ser algo que tenha o mesmo peso que tem para a mulher. Com certeza algumas noções básicas, como saber o que se está vestindo e principalmente se vestir adequadamente pra cada ocasião é um diferencial importante (...). Para um cara que tenha certo nível de cultura e vivência, se torna até algo meio intuitivo saber o que vestir em certas ocasiões. Nunca procurei informações, mas o faria com certeza se achasse conveniente” - André Gaspar, 23 anos.
·         “Depende do que você chama de ‘moda para homens’; se for pra homem HOMEM mesmo acho bacana, mas homem fica estiloso com o básico mesmo. Firular demais é coisa de viado (...). Quando tô namorando, pergunto para a namorada, se não, uma amiga serve. Procurar na net, não” – Bruno Alvares da Costa, 27 anos.
·         “Eu não ligava muito pra isso e não me interesso a ponto de conhecer mais a fundo sobre tendências e tal. Mas claro que a gente sempre procura estar minimamente alinhado, procuro saber o básico, já pesquisei sobre tipos de gravatas pra se usar, por exemplo, e que sapato ou tênis combinar com a roupa que eu uso” – Guilherme Carvalho, 25 anos.
·         “Acho que é legal, homens hoje se preocupam muito com a aparência, com tendências, combinações e etc. Eu não sou fashionista, nem seguidor de moda; gosto de usar roupas confortáveis, mas nada muito exagerado. Prefiro o básico, jeans e preto. Não busco informações na internet, ou revistas, tento ir com algo apropriado em cada tipo de evento” – Renato Tait, 25 anos.
·         “Há estilos, uns acompanham a moda e outros fazem sua própria, mas temos que nos manter atualizados nas novas tendências. Sempre busco informações para certas ocasiões, afinal, não podemos nos vestir sempre da mesma maneira para todas as ocasiões e homem, geralmente, não sabe diversificar” – Ademilson Dias, 33 anos.

A maioria dos homens, como o constatado, já admite que moda masculina é interessante e alguns procuram informações a fim de não fazer feio em ocasiões que julgam importantes. Outros preferem se virar sozinhos na hora de decidir o que é melhor para vestir (e há vezes que cometem erros criminosos!). Este comportamento não está relacionado à idade; as formas de pensar variam e isto é, provavelmente, um reflexo da personalidade e do gosto pessoal de cada um.
Mas de onde vem essa personalidade fechada? Em geral, o principal influente parece ser a cultura, baseando-se nas opiniões dadas pelos entrevistados. Apesar de Luís XVI ter se preocupado demasiadamente com sua aparência, usando tecidos e acessórios de luxo na época de seu drástico reinado, o costume foi sendo abominado ao longo dos anos e o conceito nascido entre os ares da revolução industrial que visava o homem forte, recatado e contrário aos deslumbres aristocráticos foi passado adiante até o século XXI, sofrendo alterações, mas ainda fazendo com que alguns acreditem no estereótipo errôneo de que o assunto ‘moda’ é apropriado apenas para mulheres (ou homens homossexuais). Aqueles que hoje se interessam pelo tema ainda têm sua sexualidade questionada, pontos que não possuem relação direta, uma vez que, vestir-se adequada ou inadequadamente não relata sua orientação sexual, nem o exclui desta atmosfera de moda, que é histórica. 
O que talvez ainda não tenha sido compreendido por alguns indivíduos da população masculina é que a moda, mesmo a feminina, não é necessariamente sinônimo de empetecação e excentricidade. Ela serve para expressar personalidade através do vestuário, e é esta maneira de se expressar, aderida principalmente pelas mulheres, que os homens preferem evitar. Para eles, o importante parece ser aprender o básico e o adequado para certas ocasiões, deixando o ‘conceitual-e-diferencial fantasiosos’ de lado.
É fato que a moda masculina já sofreu grandes avanços e que hoje, felizmente, está em foco, influenciando em doses homeopáticas a população [em sua maioria machista] que adora formar pré-conceitos. Eles ainda têm dificuldades e temem em admitir que às vezes precisam de ajuda com seu guarda-roupa, mas o primeiro passo em direção à evolução já foi dado!

CRÉDITOS: matéria criada por mim para a disciplina do professor e jornalista de moda masculina Lula Rodrigues, lecionada no IED - Instituto Europeo di Design, em abril de 2011.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário