sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O poder do plissado desde 1994

Para quem já aderiu ao plissado desde quando o verão ainda ensaiava fritar nossas pobres cabeças à luz do dia, assim como eu, saibam que há uma curiosidade muito bacana sobre esta modelagem dentro de um "pequeno" ocorrido - um tempinho atrás - na história. E o nome de sua usuária protagonista era Lady Di, ou, mais formalmente, princesa Diana.
A princesa Diana no Hyde Park, do lado de fora da Serpentine Gallery,
usando seu "Vestido da Vingança" - 1994.

Foram poucos os vestidos que tiveram tão grande impacto na mídia quanto este modelito que Lady Di usa na foto, o chiffon preto plissado. Escolhido para participar de um jantar beneficente na Serpentine Gallery em Londres, o modelo chamou a atenção de todos os holofotes na mesma noite em que, seu então marido e herdeiro do trono britânico - príncipe Charles -, admitiu em entrevista à televisão que cometia adultério. A força e independência da princesa, representada pelo vestido e por um pelo par de scarpins Manolo Blahnik, ofuscou o escândalo do momento, e sua peça de vestuário tornou-se famosa através do pseudônimo "Vestido da Vingança", cuja foto era capa da maioria dos jornais ingleses no dia seguinte.

Christina Stambolian, estilista pouco conhecida na época (ao menos até o ocorrido) foi a criadora da 'obra prima'. A repercussão deveu-se ao fato de que o modelo era mais curto, mais justo e muito mais sexy do que o público estava acostumado a ver na princesa, o que deu motivos para especulações cogitando vulnerabilidade e provocação por parte de Diana (eu achei o máximo!).

Seja lá qual tenha sido a intenção da moça ao aderir ao look "dressed to kill", fatos históricos nos mostram que ela venceu na disputa pela atenção da mídia e tanto o vestido quanto a estilista que o fez, ficaram famosos desde então. De passagem e para concluir, cito aqui uma frase perfeita que o(a) autor(a) do livro no qual baseei este post, escreveu: "este é um belo exemplo que mostra o impacto da roupa certa, usada na hora certa e pela pessoa certa".
Conclusão (2): força no plissado, mulherada! (;


CRÉDITOS: Os Cinquenta Vestidos que mudaram o Mundo - Design Museum, Autêntica editora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário