sábado, 15 de outubro de 2011

Um pouquinho de etiqueta (virtual)

A estampa é um belo cartão de visita, desde que acompanhada de boas atitudes. Sendo assim, que tal algumas dicas de comportamento bem básicas para aquele grupo (que talvez seja o dominante) dos "bem vestidos, porém mal comportados"?...

IMPORTAR-SE COM O OUTRO É IMPORTANTE
"Muito prazer, o outro existe" - já diz uma de nossas atuais consultoras de moda e etiqueta, Gloria Kalil, em um de seus livros, Chic[érrimo]. A tecnologia alcançou um nível de invasão tão grande e tão perigoso que nem nos damos conta das tão costumeiras gafes ocorrentes a todo momento por causa dela (da tecnologia). O mundo e as pessoas são muito maiores que seu cotidiano e seu tão interessante celular, o qual você não consegue deixar de lado um minuto sequer para olhar nos olhos de seu interlocutor. Já parou para pensar nisso?
Se prestarmos mais atenção aos sinais que o outro nos envia, regras de comportamento e etiqueta seriam desnecessárias. Falta delicadeza, sensibilidade - e não digo isto no sentido feminino da coisa, mas no sentido social; importar-se com o que o outro está sentindo, se está gostando da nossa conversa, da nossa atitude, se estamos superando suas expectativas para o lado bom ou para o lado ruim. E vale para todas as situações - com amigos, em relacionamentos amorosos, com familiares...

NARCISISMO TECNOLÓGICO
Significado de "consideração" segundo Dicionário inFormal: 1-respeito; importância dada a alguém.

* Tenha consideração com a pessoa que está com você, que disponibilizou seu tempo para ouvi-la, ou desfrutar de algum momento ao seu lado. Ela está ali porque optou por isso (na maioria das vezes), portanto, tente dar o seu máximo em retribuição à gentileza, sendo uma pessoa agradável e educada. Deixe para postar no Twitter que "o almoço no restaurante x foi nota 10!" no momento em que estiver só. O resto do mundo pode esperar por esta informação; a pessoa que está com você compartilhando aquele momento talvez não possa esperar por sua atenção.

* O que faz você pensar que seus amigos de Facebook se interessam por cada passo que você está dando? É claro que é bacana compartilhar experiências, pensamentos... mas vamos com calma. Narrar cada segundo do seu dia como se fosse a informação mais essencial na vida dos outros o torna repelente de amigos virtuais - e físicos também.

* Por mais que você pense que está ouvindo o outro falar enquanto digita compulsivamente nos teclados de seu celular/iPhone/afins, não está. Sua atenção está dispersa, e então acontece aquela cena de praxe em que seu colega pergunta algo e você o olha repentinamente com aquele olhar vazio e de susto, como quem pensa "e agora? Como vou responder como se estivesse prestando atenção à conversa?"

VIVA A VIDA REAL
Inclusão digital é bacana e a expansão da comunicação através da tecnologia e internet móvel também, mas não vamos deixar que isto "roube" nossos momentos reais com as pessoas que mais importam para nós.

Também não vamos deixar os 140 caracteres diminuírem nosso interesse em ler um bom livro; ler coisas curtas e mais objetivas nos "apreguiçam" a pegar um texto maior (e físico), sentar e lê-lo. Acabamos perdendo muito por isso...
Este post é, inclusive, um auto-alerta, já que eu mesma sou completamente viciada em internet (e Twitter, principalmente) e já cometi tais atitudes em razão disto. Exatamente por reconhecer essas atitudes é que quero ajudar e aconselhar os demais a também não cometê-las.

Bem-vindo(a) ao mundo real!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Muito pertinente seu post, Marcéli, as pessoas confundem muito essa coisa de mundo virtual e real... Até é por isso que gostamos de fazer eventos, sabia?? Pra perceber que existem PESSOAS DE VERDADE por detrás da cada blog, twitter, Face...

    Um bjão!

    ResponderExcluir