quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Amor por caveiras

Uma aposta da moda que considero ser usada e adorada por muita gente sem passar por estereótipos de revistas foi a estampa de caveirinhas. Das meigas às mais rebeldes, elas conquistaram estampas em blusas, lenços, bolsas e formas de bijous, de todos os jeitos e para todos os gostos.
Mas você não sente aquela curiosidade de saber de onde veio essa tendência e por que o símbolo passou a ser tão usado? Qual o seu real significado??
Inicialmente, a caveira era um símbolo usado pelos piratas e simbolizava a morte, um risco que seus inimigos possivelmente correriam ao se depararem com eles pelo caminho. Este mesmo símbolo de "morte" e "risco" perdurou até a atualidade para uso em produtos explosivos, corrosivos e todo o tipo de química vendida que é considerada perigosa.

Posteriormente, a imagem foi usada pelos grupos de roqueiros e góticos, ainda considerada símbolo de tudo que era macabro, sinistro; a caveira representava essas tribos de estilos que eram avessos a cores e a tudo que fosse possivelmente meigo.
A imagem, no entanto, ganhou espaço no mundo da moda quando Alexandre Herchcovitch resolveu utilizar a estampa em sua coleção de inverno 2010 e, desde então, a caveira incialmente macabra passou por diversas releituras e ganhou lacinhos, coroas, sorrisos felizes e olhinhos em forma de coração, encaixando-se no perfil de outras tribos, tornando-se muito mais democrática atualmente.

E tem como não amar?
No fim das contas, a famosa "caveirinha maléfica" de maléfica não tem nada, e não está nem um pouco restrita às suas tribos iniciais - ela pode ser adicionada a várias propostas de estilo, com outras estampas, cores, e acessórios diferentes. Se você também as ama, pode deixar a criatividade tomar conta e abusar de monte.

Elas prometem continuar como aposta para o próximo inverno - e se querem saber, eu não as dispenso nem no verão, em dias chuvosos e nublados!

CRÉDITOS: Algumas informações foram retiradas dos sites Wikipédia e Trendências.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Excelente texto! Se quiserem dar uma olhada em uma loja onde 99% dos produtos possuem caveira:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=264100220292707&set=a.257870170915712.54033.175762325793164&type=1&ref=nf#!/profile.php?id=100002562621886

    Fiquem a vontade!

    ResponderExcluir