sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Meu parecer sobre o caso de Galliano

Todo mundo sabe do ocorrido envolvendo o então ex-estilista da Dior, John Galliano, na noite em que ele, alterado com algumas doses a mais, ofendeu gravemente um casal de judeus, certo?

Ontem foi divulgada sua condenação mega protelada, culpando-o das acusações feitas e multando-o na quantia de 6 mil euros (R$ 14.000,00 aproximadamente), apenas. Sim, APENAS. Porque a condenação máxima o deixaria preso por pelo menos seis meses.
Não posso negar que amo seu trabalho e que Galliano é um estilista dificilmente comparável; suas coleções de alta-costura são verdadeiras obras de arte e ele possui uma identidade inigualável no que diz respeito a detalhes e às produções das mesmas e de seus desfiles.

De repente este triste comportamento tenha realmente sido o resultado de sua dependência química (a qual ele admitiu ter e procurou tratamento), mas o fato é que ninguém apaga palavras que magoam, e para um ícone (talvez ex ícone) do mundo da moda, no meio de uma atmosfera onde estão sendo plantadas tantas ideias "do bem" como sustentabilidade e igualdade, não está com NADA falar o que ele falou e pensar como ele pensou. Ainda que alterado por drogas...
Acho que o maior prejuízo que ele teve e que todos nós, que amamos seu trabalho, tivemos por tabela, foi ter sido expulso da direção de criação de suas duas grifes - Dior e John Galliano (a segunda, levando seu nome). Mas ainda assim, acho que a pena de prisão deveria ter sido aplicada, não só para que ele pagasse efetivamente pelo que fez, mas para servir de exemplo para o resto do mundo, mostrando que ser famoso e ter dinheiro não ajuda o indivíduo a se livrar de responder por seus atos e pagar por seus erros.

No fim das contas, nada pagará a humilhação que o casal deve ter sofrido naquele momento em que foram insultados, e a multa a ser paga pelo estilista não fará nem cócegas em sua fortuna adquirida com seus trabalhos ao longo desses anos. Sem contar que sempre há uma "Kate Moss loser" da vida que irá contratá-lo para desenhar seu "vestido de noiva", só porque adora uma polêmica...

CRÉDITOS: fotos by Pinterest.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário