sexta-feira, 29 de abril de 2011

Oxfords ou brogues?

Em uma das minhas aulas de jornalismo de moda masculina ministradas pelo querido Lula Rodrigues, tive o prazer de aprender que há sutis diferenças entre os modelos de sapatos atuais que todos chamam de oxford. Alguns deles, devido a um pequeno detalhe, recebem outra nomenclatura. Confira!

Os oxfords orginiais são, na verdade, os modelos de sapato com cadarço e aquele "saltinho" (originalmente masculinos) de superfície lisa, ou seja, sem nenhum acabamento mais detalhado. Essa regrinha vale também para as ramificações com salto (femininas):
Atualmente, todos esses modelos de sapatos são chamados por aí de 'oxfords', mas, o que ninguém sabe (inclusive eu não sabia!), é que modelos com acabamentos de "furinhos" e afins são chamados brogues! A diferença é pouca, porém existe:
Nada como adquirir informações de fontes confiáveis para aprender a identificar detalhes que fazem a diferença, né?! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. adorei o post, marcelli! uma pena que meus trabalhos aqui em salvador me impediram de ir pra sp essa semana!! perdi as aulas de lula! mas semana que vem tem mais aula dele, não é???

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta! Reparei que você não foi à facul, que pena que não deu, as aulas do Lula são ótimas!!! Vai ter mais uma na 3a, é a última, mas depois posso te passar o que você perdeu por e-mail. Beijão!

    ResponderExcluir