terça-feira, 12 de abril de 2011

PETA contra o uso de peles

Quem me segue no twitter provavelmente acompanhou minha pequena discussão, umas duas semanas atrás, com a Sra. supostamente 'phyna' e 'cheia de glamour' (ultrapassado), Costanza Pascolato (@costanzafina), onde a critiquei por sair em uma matéria exibindo pateticamente uma enorme estola de pele de raposa.
Andei pesquisando esses dias sobre o uso de peles e como os materiais (roupas e afins) com elas são feitos e isso só reiterou ainda mais minha revolta e me deixou mais convencida de que usar peles verdadeiras é um ato proveniente de pessoas cafonas, antiéticas e de caráter duvidoso.

No entanto, encontrei algo de bom no meio de tanta insensatez: mais uma campanha do PETA a favor do NÃO uso de peles verdadeiras na qual artistas como Cristian Serratos, a atriz que atuou em Crepúsculo, e o jogador Tony Gonzales e sua esposa October saem nus em cartazes que constam a frase:
"I'd rather go naked than wear fur" (Tradução: Prefiro ir sem roupa a vestir pele de animais).

Um pouquinho de história
Todos já devem ter ouvido falar que antigamente, na pré-história, os primatas matavam os animais para obter alimento e utilizavam suas peles de sobra, para se protegerem do frio e exibirem sua bravura mediante a caça, à sua maneira rústica e única, disponível dentre os recursos que tinham. Essa essência de exibicionismo primata foi infelizmente levada ao longo dos anos e praticada lá pelo século XIX, época em que surgiu o degradante conceito de que usar peles era sinônimo de status. Os vestidos de festa utilizados pelas senhoras cobriam pouco o corpo e eram considerados fracos para enfrentar o inverno europeu. Para cobrir os ombros, as (supostas) damas da sociedade começaram a usar peles macias de animais como raposas, martas, lebres, chinchilas e visons, peles reluzentes e que supostamente combinavam com o estilo de tecidos nobres usados na época.

Século XXI
Pois bem. Estamos no século XXI, cercados por tecnologias, avanços jamais sonhados da ciência e diversos tipos de recursos opcionais, inclusive para a criação e uso de vários tipos de tecidos. Será que já não basta o tanto que já prejudicamos a natureza até os dias de hoje? Você não acha que já estragamos o planeta e o devastamos o suficiente? Você consegue dormir sabendo que animais lindos e inocentes foram criados em cativeiros durante toda sua curta vida e escalpelados a sangue frio especialmente para você exibir um enorme casaco cafona?
A grande desculpa dos usuários dessas peças que financiam essas atrocidades é a de que "todos comem carne, utilizam gasolina", entre outros argumentos patéticos para tentar justificar a falta de ética que possuem. São animais irracionais? Concordo, e este é mais um motivo para considerar este um ato detestável; eles simplesmente não entendem por quê estão sofrendo, por quê estão fazendo isso com eles. Você deveria ter vergonha de usar a sua racionalidade para financiar essa violência gratuita e covarde com seu dinheiro. Você pode se proteger do frio usando outros recursos, porque ninguém está vivendo na Era Glacial, pelo que eu sei.

Quer ostentar? Exibir seu status?? Faça doações milionárias aos pobres e necessitados.


CRÉDITOS: Veja mais sobre o assunto no blog Mundo Gamp, em "O que é um casaco de pele?".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Eu sinceramente não sei como a lei ainda permite que animais indefesos sejam sacrificados para simplesmente satisfazer o rídiculo desejo de pessoas mesquinhas, vazias e sem o mínimo de compaixão. NÃO AO USO DE PELES!!!!

    ResponderExcluir
  2. Assino em baixo de tudo que você disse,sou totalmente contra o uso de peles.Parabéns pelo post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É ridiculo argumentar o consumo de carne e gasolina para justificar a matança de seres vivos. Consumo carne sim, porém reciclo lixo, não sujo as ruas, procuro não desperdiçar água, nem energia. Não quero dizer que sou a mais correta, ou exemplo a ser seguido, mas se cada um de nós fizermos nossa parte teremos um mundo bem melhor para todos. Os animais NÃO podem continuar fazendo parte desse mercado SUJO.

    ResponderExcluir
  4. Querida filha, me orgulho muito de vc., porque tão jovem já sabe que tudo o que é cruel não é justificavel. Dor todos os seres vivos sentem. Não existe covardia maior do que causar uma dor inimaginável a um animal só para uma exibição ridícula e nojenta. Porque em minha opinião, quem ostenta um casaco de peles, está exibindo o cadaver do pobre animal e nos provando que não tem respeito nenhum pelo sofrimento.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo poste! Parabéns!!

    ResponderExcluir