quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A moda muçulmana

Um pouquinho de cultura é sempre bom: você já se interessou em saber por que as mulheres do Oriente Médio, especificamente em alguns lugares, usam lenços nos cabelos?

Basicamente, a religião muçulmana acredita que os cabelos das mulheres são algo visualmente provocante e, de acordo com a religião, deve ser "escondido" dos olhos de outros homens, para só ser mostrado para seus respectivos maridos.

Ao contrário do que muitos pensam, as muçulmanas não se sentem reprimidas ao usar o véu, e sim protegidas e seguras!

Segundo a brasileira e muçulmana, Magda Aref Abdul Latif, formada em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e membro do Centro de Estudos e Divulgação do Islã, acredita que o Ocidente possui uma visão distorcida sobre a mulher do Oriente Médio.

O casamento "arranjado" não acontece, de acordo com Magda. Ela conta que se apaixonou por seu atual marido aos 14 anos e ambos resolveram se casar por livre e espontânea vontade, sem matrimônio "negociado".

Além disso, não há o "aprisionamento" das mulheres dentro de casa, como costuma-se pensar. Há diversas muçulmanas que trabalham, estudam fora e, é claro, se atualizam no mundo da moda! Elas são ainda uma das maiores consumidoras de jóias, acessórios e lingeries de marca do mundo. Chique, não?

Em novembro de 2006 houve um desfile em Jacarta que mostrou que a moda e a tradição religiosa do Oriente Médio podem ser conciliadas sem problema algum:

Na passarela de criações feitas pelo estilista Hannie Hananto, as roupas possuíam caimento leve, comprimentos longos e bordados, de contas em tecidos como seda, chiffon e túnicas floridas de manga longa. O lenço na cabeça acompanhava, ornando lindamente com o resto da roupa. Rendas e franjas também fizeram parte dos looks propostos pelo estilista.

Fala a verdade... dá até vontade de se fantasiar e brincar de O Clone, vai?


Fonte: Moda Terra e mulhermuçulmana.hpg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Você escreve muito bem, está de parabéns e realmente tem tudo para ser uma excelente "modista". É assim que fala? Boa sorte.

    Admirador secreto.

    ResponderExcluir