quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pequeno dicionário de Corte e Costura

Graças à minha amiga e companheira de classe Bruna (@BrunaPstos), que possui um caderno com informações muito legais de moda, pude aprender palavras do mundo de Corte e Costura (que na moda são SUPER necessárias) as quais resolvi compartilhar com vocês. Quem já sabe pode relembrar, quem não, aprenda!
Vamos à aula...

BARRA ITALIANA: acabamento de dobra larga, fixa e aparente que confere um visual mais requintado tanto a calças masculinas quanto femininas (é a barra mais bonita, contrário da bainha - rs).
COULISSÊ: palavra de origem francesa que designa o acabamento tubular por onde passam cordões, fitas ou tiras de tecido que ajustam e dão aspecto franzido a barras, punhos, cintura e capuz de diversas peças de roupa.

DRAPEADO: efeito de dobra ou franzido que produz ondulações harmoniosas em peças de roupas ou decorativas (hello tendência de inverno 2010!).
ENVIESADO: corte realizado diagonalmente em relação aos fios dos tecidos.

FESTONÊ: de origem francesa, festonné é um tipo de acabamento bordado em roupas ou peças de tecido (algumas peças de coleções do próximo verão terão esse acabamento. Fiquem ligados!).
GODÊ: corte em tecido enviesado que proporciona amplitude e caimento ondulado, muito utilizado em saias e vestidos. Como as famosas "saias rodadas" (alô anos 50, tendência!!).
MATELASSÊ: refere-se ao aspecto acolchoado obtido a partir da costura aparente de uma camada de enchimento entre duas peças de tecido ou couro. Muito utilizado em bolsas e botas (sabem aqueles losangos "fofinhos"? Então!).
NERVURA: prega ou dobradura em relevo que resulta em listra ou desenho sobre o tecido.

PESPONTO: Costura exposta, feita à máquina, com o objetivo de unir os recortes de uma peça ou simplesmente enfeitar.

VIÉS: fitas de tecido simples ou decorativas, com fios enviesados, utilizadas para dar acabamento em golas, punhos, barras e etc.
Ufa... essa deu trabalho!! Espero que tenham entendido e aproveitado bastante.
Moda em suas várias faces da teoria! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: