terça-feira, 27 de julho de 2010

Ode à Franca Sozzani

Graças às meninas do blog Oficina de Estilo, que postaram em seu twitter uma matéria dela, meu interesse em saber mais sobre a editora-chefe da Vogue Itália se multiplicou. Confesso que em um primeiro momento, como já disse, a achei um tanto quanto arrogante e prepotente, mas cheguei à conclusão de que ela simplesmente PODE o ser.

Franca Sozzani

A capricorniana nascida em 20 de janeiro de 1950 simplesmente ocupa seu cargo de editora-chefe da Vogue italiana desde 1988 (ano em que nasci, by the way!). Ou seja, enquanto eu nem sonhava que seria uma fã incondicional do mundo da moda, esta senhora chefiava uma das revistas mais importantes e influentes no ramo do planeta.

Dentre seus vários trabalhos, é autora dos seguintes livros:
  • 30 Years of Italian Vogue (1994)
  • Visitors: 20 Museums for the Florence Biennale of Fashion and Art (1996)
  • A Noir: An exploration of the colour Black between fashion and art, published by Assouline (1998)
  • Style in Progress: 30 years of L’Uomo Vogue (1998)
  • Valentino’s Red Book (2000)
  • Artists At Work: An itinerary among the most important British artists of the time, published by Assouline (2003)
Em sua entrevista para a FFW, Franca alega que acha erradíssimo países em desenvolvimento inspirarem sua moda em países desenvolvidos (FATO!): "cada um tem que encontrar as coisas que funcionam em seu próprio lugar. Porque, se eu vou ao Fashion Rio e vejo coisas que estão sendo feitas em Paris, não tem sentido ir ao Rio, entende? Ir ao Rio é menos cômodo, mais complicado. Então ir ao Rio para ver Paris não me serviria para nada." - Só uma palhinha da entrevista para dar aquela vontade de "quero ler mais"!

com Karl Lagerfeld e Gweneth Paltrow

Uma coisa que reparei também é que Franca é uma mulher que possui um estilo propriamente autêntico: vejam que, apesar de já ter seus 60 anos, conserva seu cabelo em um comprimento bem grande, coisa que quase nenhuma mulher de sua idade faz. Isso mostra que ela não liga para opiniões alheias e sim para o que gosta! Se todo mundo fosse assim seria tão bom, né?!

Simplesmente um exemplo a ser seguido.

CRÉDITOS: Wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário