domingo, 25 de janeiro de 2009

Bom conhecimento pra você!

Quanto mais leio, mais percebo que nada sei. Quanto mais me informo, quanto mais procuro saber, quanto mais converso com pessoas com certa base intelectual, mais me sinto um ser ignorante, tapado de tudo. E as pessoas gostam de mostrar umas para as outras que isso é verdade; cada um gosta de mostrar o que tem de bom em si, é óbvio. Cada um gosta de fazer transparecer o que é capaz de fazer de melhor. É para isso que no meio acadêmico e corporativo, todos (que o apreciam) gostam de dar o melhor de si, para poder se atropelarem uns aos outros e viver nesta eterna (e talvez exagerada) competição. Isto é desnecessário, é confuso. Eu mesma nem sei o que sou quando escrevo aqui. Quando acho que tenho o mínimo de conhecimento sobre algo, vem um outro ser e me passa a perna. Mas na verdade eu não me sinto menosprezada; acho que estamos aqui para viver um eterno aprendizado, não é vergonha nenhuma dizer: "não entendo deste assunto". Não precisamos prestar vestibular para morrer, e não estamos aqui para provar quem é o melhor ou o mais culto. Cada um mostra o que tem e o que sabe, cada pessoa possui seu encanto. Apesar do ser humano ser pôdre, é óbvio que também possui sua magia, senão não teria sentido estarmos aqui. O eterno mistério da vida é esse conflito infinito entre as coisas boas e ruins, e não conhecer algo ou não ter tanto conhecimento não é vergonha nenhuma, desde que a pessoa se interesse em conhecer e não queira simplesmente ser um peso pra papel. Eu admiro os filósofos. Desde que estudei "metodologia da pesquisa" no meu segundo ano do curso de graduação, me apaixonei. Não há nada mais mágico, intrigante e inteligente que a filosofia. Muitos dos filósofos fizeram a nossa história, são livres pensadores que sentavam e declamavam sobre a vida, faziam maravilhosas descobertas, criaram muitos bons métodos de pensamento e (por que não) de vida. E foram eternos estudiosos, jamais sentaram seus trazeiros anciãos e disseram "agora chega, já sei tudo." Isso não existe. Nem que a estimativa de vida da raça humana aumente para cem anos vamos conseguir descobrir tudo vivendo esse tempo. E nem que tivéssemos todo o tempo do mundo descobriríamos tudo. Eu não sou melhor que ninguém, minha professora de literatura também não. Alguns apenas possuem mais conhecimento que outros, é só isso; mas todos possuem a mesma capacidade. Uma vez, em uma mini-palestra que tive no ensino médio com um professor de álgebra do Anglo cujo nome não me recordo, disse que nosso cérebro tem a capacidade de mais de 7 mil computadores de última geração juntos! Sendo assim, o que o faz pensar que você é menos (ou mais) inteligente do que o outro? O que nos forma e nos torna mais cultos é o conhecimento. Ele é a chave, é o portal aberto para o mundo. Se você é ignorante, o é porque quer. Capacidade todos possuem, pois nascemos com o mesmo tamanho de cérebro (teoricamente falando). Não viva nas sombras, como diziam os antigos filósofos sobre as pessoas sem conhecimento; viva na luz, ilumine-se! Viva o eterno iluminismo, não deixe que os outros pensem que podem ser melhores, isso não existe. Todos temos cerca de 100 bilhões de neurônios em nosso sistema nervoso, então saia já daqui e vá procurar conhecimento! Abra o jornal, leia um livro; leia meu blog também, é claro... Tudo é válido, nada é desperdício para aumentarmos nossa capacidade de análise, crítica e auto-crítica. Então vá logo, e quem sabe depois você também não irá se achar no direito de criar um blog e sair declamando, do mesmo jeito que eu faço. Mesmo sendo um mero mortal, afinal, estou me graduando este ano! Vai lá e depois me conta. Bom conhecimento pra você!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário