Há quem discorde, mas, para mim, o rock sempre foi uma das mais fortes influências em todas as artes, incluindo a moda. A personalidade rebelde da atmosfera rock n' roll invadiu o início dos anos 60, transformou e adaptou os anos 70, permaneceu nos anos 80 e 90 e nos influencia até hoje em mínimos detalhes.
Ainda discorda? Então dá uma olhada nestas imagens e pare para analisar se você não tem pelo menos uma peça de roupa ou acessório parecido com algum destes das fotos:
ANOS 50 E 60
As estruturas perfecto destas décadas em jaquetas de couro e skinnies, o preppy com perfume rebelde e os poás e saias rodadas marcaram a era da rebeldia dos jovens que começaram a ter uma visão mais ampla do mundo, querendo sair de casa para se expressar e fazendo manifestações pacifistas contra a guerra do Vietnã - o que preparou o terreno para o famoso lema "paz e amor" que viria a seguir, no início da década de 70.
Nos anos 60, os roqueiros eram os "mauricinhos e patricinhas"; nos anos 70, os roqueiros transgrediram para a moda hippie, e poderia ser qualquer pessoa de qualquer classe social, desde que aderisse ao lema que propunha a "moda" da época.
ANOS 70 E 80
O psicodélico que exibia o excesso de cores e de estampas dos anos 70 nos influencia até hoje e é forte referência para nossa moda do próximo verão (alô color blocking e mix de estampas!). Pense nas estampas de bichos, de frutas, de folhagens, bem como os modelos flare, as pantalonas, os fluídos, as camisas...
Em nossos dois últimos invernos, a década de 80 também teve participação especial em ombros marcados, modelagens mais retas de calças, rasgos em calças e camisetas (destaque para a década grunge), tachas, leggins, bandanas e bandagens. O óculos aviador é um coringa dos acessórios e indispensável em qualquer produção com ares de rock; um bom fã jamais abadona suas origens, e da mesma forma encaro o uso da jaqueta de couro. E as tatuagens? São fortes influências até hoje, usadas também como acessórios e como outra forma de expressar personalidade. Difícil é existir alguém que ainda não tenha uma!
LP's, CAPAS DE ÁLBUNS E PÔSTERES
Quem está aí pensando que não falei de arte de uma forma um pouco mais literal, as imagens abaixo estão aí para provar o contrário. Muitas capas de discos e de CD's de bandas de rock até hoje são feitas baseadas em diferentes tipos de grafismos e design. A pop art e o surrealismo são duas artes que aparecem de monte, por exemplo:
E falando em referências do rock para tendências atuais, de onde você acha que saíram as franjas e os estilos 'militar' e 'podrinho'? O country foi uma primeira referência, o espermatozóide que fecundou e formou o rock de mais tarde, tanto no ramo da música como no vestuário e, principalmente nos anos 70, essa "fecundação" de estilos ficou mais em evidência. A tendência militar e aquelas ombreiras também franjadas que você conhece também foram retiradas da época. Quem não se lembra de Sgt. Pepper?
Antes de pensar que moda é futilidade então, amiguinhos pseudo-intelectuais, parem e pesquisem só um pouquinho. Tem muuuuuita história por trás disso e esse foi só um petisco ;)
FONTE: suapesquisa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário