Aprofundando um pouquinho o foco do meu post de hoje que, normalmente, é passar de forma simples parte do meu conhecimento sobre moda para ser aplicada na prática, vou filosofar sobre a informação que embutimos nesta moda, como uma linguagem - e isto é importante, para sabermos que mensagem queremos passar com o nosso visual. Se você ainda não sabe, pode descobrir...
Estudar conceitos, ler revistas, blogs e todos os meios de comunicação relevantes que nos ensinam quais são as 'tendências do momento' é super bacana; mais bacana ainda é saber usar essas tendências de forma favorável ao seu tipo de corpo.
E acima de tudo isso, de toda essa relevância estética que o mundo da moda nos proporciona, é importante identificar toda a linguagem envolvida em um visual: qual a sua personalidade? Com quais aspectos você mais se identifica? E quais destes aspectos você prefere mostrar para as pessoas?
Quer um exemplo básico para entender um pouco do que falo na prática? Você vai a uma entrevista de emprego. Que mensagem você quer passar para a pessoa que está te entrevistando, por exemplo, ao usar uma saia hiper curta e um top com um decote gigantesco?...
Se a sua intenção é transmitir uma imagem de alguém responsável, confiante e íntegra, no mínimo você vai dispensar este look citado acima, ou acabará dispensada.
E mesmo para quem entende de moda e de "tendências", é legal pesar um pouco os prós e os contras na hora de se arrumar para uma situação mais sóbria - por exemplo: batom vermelho/laranjão não é legal para se usar em uma entrevista de emprego, pois causa a mesma impressão de um decotão ou de um microcomprimento.
SE sua atmosfera de trabalho permite uma ousadia maior no visual, ainda assim não é bacana aparecer de cara, para uma entrevista de emprego, com batons muito chamativos.
Até porque, há sutis maneiras de você passar sua informação de moda no trabalho sem precisar apelar para detalhes tão impactantes - você pode, por exemplo, fazer um mix de estampas e deixar sua jaqueta de paetês para o happy hour, ou para uma ocasião que não esteja relacionada ao trabalho (isto se seu local de trabalho NÃO for na área de moda, que é bem menos formal).
Outro exemplo: ao invés de usar um salto 12cm para ir ao escritório, opte por um salto 7cm (ou, ainda, por um sapato flat, que é mais confortável) e deixe o outro para a balada ou para um evento mais descontraído em que você não precise andar e se movimentar tanto...
Este mesmo direcionamento de "noção para com sua produção" você aplicará ao make (não apenas no batom!), para as diversas ocasiões: nada muito chamativo para o trabalho e liberado para o lazer!
São pequenos detalhes em nossas atitudes do dia-a-dia que demonstram se você realmente possui a informação de moda e se sabe passá-la corretamente.
Acho que mais bacana ainda do que adequar a tendência ao tipo de corpo é adequá-la ao estilo. Não gosto de ver pessoas que mais parecem ter saído de um editorial de moda. Nunca usou jaqueta perfecto e passa a usar porque "está na moda". Nunca usou saia longa e compra porque "todo mundo está usando". O que eu acho válido é abrir a mente para novos conceitos e, aí sim, agregá-los - sem fórmula pronta e procurando deixar sua marca de alguma forma.
ResponderExcluirLarissa.