quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sambando com Burberry

Neste Carnaval minha paixão foi a coleção da Burberry; não que normalmente já não seja estupenda, mas, desta vez, a mistura de informações que, possivelmente, formaria uma bela poluição visual feita por qualquer outro estilista, nas mãos de Christopher Bailey  se transformou em sonho. Um pouco de  tudo sem "cafonar", transmitindo o mood da lady que mergulha sem medo em seus experimentos e faz sucesso com eles.

Vamos suspirar um pouquinho?
Um militarismo arrojado e cheio de pompa marcou a modelagem de algumas jaquetas; está certo que militarismo e inverno já virou uma combinação clichê, ao menos para mim, no entanto, volto a dizer: nas mãos de Bailey, todo possível clichê e/ou poluição visual são transformados em elegância instantânea.
Palmas para a Burberry, sambando riqueza e elegância na nossa cara!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Alfaiataria descontraída

Foi-se o tempo em que looks de trabalho só eram compostos pelo preto, o branco, o cinza e o marrom: a alfaiataria atual ganha apelo democrático por meio de cores e estampas intensas que alegram os cortes clássicos e comportados de roupas do dia-a-dia. Agora você pode (e deve!) quebrar a monotonia apostando em tonalidades, estampas e texturas diversas!
É importante ressaltar que essa aposta difere-se do famoso e já cansado color blocking: as cores não são 'jogadas e misturadas' pela intuição, há um trabalho de combinação entre o neutro e o forte [vide look 2 de Matthew Williamson, acima], para que haja harmonia no lugar da quase poluição visual.

Acessórios de peso também podem dar o tom nos dias em que você resolver pegar mais leve nos tons fluo, ou complementá-los: braceletes, colares e maxianéis mantêm seu coeficiente fashion nas alturas e estão totalmente permitidos, num mood completamente oposto ao minimalismo.
Trabalhando com estilo!


Fotos by Pinterest.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Inspirações para o Carnaval: tattoos

Cá estou de volta, agora com internet, após um longo e tenebroso verão [thank God!]. E já que me encontro num mood 'tattoo nova', como acabo de fazer a minha segunda, venho por meio deste apresentar-lhes (mais) algumas inspirações legais que achei por aí, para quem sabe animar alguém que anda morrendo de vontade de fazer uma, mas não encontra o desenho certo ou a coragem...

A dica que dou é: tattoos são como roupas, transmitem mensagens e precisam ter a ver com a sua personalidade. Nada de sair por aí copiando "as amyga" só porque gostou do desenho que ela fez. A imagem precisa ornar com você, com quem você é.
É claro que não há mal algum em nos mirarmos em algum artista a quem muito admiramos, por exemplo, mas o importante é que você encontre sua identidade na imagem que irá ter estampada em seu corpo.

Por isso pense muito bem antes e NUNCA faça uma tattoo por impulso; na certa, você se arrependerá mais tarde. 
Inspirações para eles e elas. Enjoy! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Inspirações - AmfAR 2012

A festa de abertura da semana de moda de NY rolou ontem e nós já podemos conferir os melhores looks para nos inspirar. Eis os meus favoritos e seus ''por quês'':
Alexa Chung

Alexa é alguém que nunca me decepciona quando o assunto é vestuário: sempre impecável, a apresentadora opta, na maioria das vezes, por visuais mais românticos.O look escolhido para o red carpet em questão é da coleção Louis Vuitton e, apesar de eu não ser lá muito fã de tons claros, este foi muito bem coordenado com os scarpins de tom escuro e detalhe em dourado no bico; além disso, as texturas diferentes entre saia e blusa enriquecem ainda mais a produção. Nota 10!
Liya Kebede

Apesar de não ser um look que eu particularmente escolheria para um tapete vermelho, gostei muito da modelagem descontraída e ao mesmo tempo elegante, em um mood garçonne; a sandália e a clutch pretas complementaram com a feminilidade necessária para equilibrar. Minimalista e com inspiração no masculino, bom para quem não é adepta dos vestidos ou quer dar uma bela mudada nas produções costumeiras.
Leighton Meester

A eterna Blair é outra que sempre surpreende no bom sentido; pensarei que esta suposta pele de seu vestido é fake para não retirar o que disse anteriormente, em todo o caso, a escolha foi bacana e bem jovial, apropriado para a idade e tipo físico da atriz. O único cuidado que se deve ter na escolha de vestidos com volumes na parte inferior é para não ampliar regiões já avantajadas, caso seu biótipo seja o de quadril maior. Sapato preto e bolsa de fundo escuro com aplicações coloridas arremataram super bem, já que o vestido, apesar de preto, de básico não tem nada.
Julianne Moore

Modelagem simples, mas super propício para sua idade, a atriz fez a escolha certeira no vestido azul-marinho com clutch preta de textura 'plus' batom vinho. Pontos de cores fortes que dão um contraste muito bem-vindo com sua pele alva e promovem interessância na produção inteira. Bingo!
Jess Hart

A modelo que, dentre minhas escolhidas usando os melhores looks, foi a única que optou por um belo coque no topo da cabeça em contraste às demais madeixas soltas, arrasou na escolha do vestido (ou seria um top + saia???). O recorte moderno do top somado aos acessórios de pegada minimalista elevaram o coeficiente fashion às alturas com muita simplicidade e sex appeal.
Sarah Jessica Parker

Nossa eterna Carrie Bradshaw também não poderia ficar de fora na seleção de melhores looks (não que eu já não tenha visto produções duvidosas da atriz, mas esta não é uma delas): apesar de já ter lido/ouvido opiniões opostas à que vou dar, não achei que a jaqueta de couro caiu nem um pouco mal no belo Oscar de la Renta. Sim, ela esconde o colar vintage usado por baixo, mas, ao contrário de enxergar por um ângulo que analisa a escolha de Sarah como 'escondendo o ouro', achei que ela 'revela esse ouro', dentro da festa que, afinal, é o lugar mais importante onde o visual 'por baixo' deve ser exibido. Uma escolha autêntica.

Além do mais, com um inverno rigoroso como o de NY, não se pode dar ao luxo de sair de alcinha e vestidos vaporosos sem uma proteção. Em minha opinião, a jaqueta de couro eternamente amável e versátil cumpriu o papel de agasalhar sem "cafonar" a produção.



Fotos via The Fashion Telegraph.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aros coloridos

Wayfarer, aviador, redondos ou gatinho: acompanhando o mood democrático para o qual a moda avança cada vez mais, os óculos de Sol aparecem in em diversos designs, bem como em cores e estampas. Minha aposta para o inverno em meio a tantos terrosos, cinzentos e os clássicos P&B's são os de aro colorido, em tons fortes. Além de transmitirem a mensagem de muita personalidade (cuidado ao coordenar!), alegram a sobriedade dos looks de inverno. Vamos nos inspirar?
Burberry spring/summer 2011
Os de acrílico com transparência (vide modelos da 284 na foto acima) são uma novidade para a temporada; injetam cor sem transformar a produção em over e estão permitidos para serem coordenados a looks com estampas e  até arriscar um mix, para as mais ousadas. Já os bicolores, como desfilado por Marc Jacobs na temporada de 2011, pedem um pouco mais de noção na hora de combinar tons: não se emocione para não propagar a poluição visual.

Os modelos redondos agregam personalidade de forma mais romântica e vintage; os de gatinho já têm um apelo mais sexy e os demais podem ser considerados da gama esportiva (wayfarer, aviador), e normalmente adequam-se bem à maioria das produções, por serem modelos mais tradicionais.
O difícil será escolher o seu favorito!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os pássaros voam para as estampas

Tudo começou quando avistei uma camisa de viscose com estampas de mini gaivotas na Renner. Animal print, para mim, sempre se resumiu a onça e leopardo, minhas favoritas; ultimamente até tenho topado um phyton, para variar. Mas pássaros.... tá aí algo para o qual precisei abrir minha mente. E adorei!
Apesar de ser uma estampa que só tenha chamado (ao menos a minha) atenção agora, a aposta não é novidade: em 2010 Miuccia criou looks inteiros com gaivotas para o inverno de sua segunda grife, a Miu Miu. Assim como a tradicional onça, as gaivotas, que chegaram posteriormente, prometem ficar e enfeitar seus looks de verão 2012 - e de inverno também.

Para o momento, aproveite a atmosfera tropical que abrange motivos de folhagens e frutas e invista em uma peça com pássaros; o mix de estampas continua valendo, bem como a coordenação de cores intensas e a pitada de acessórios-statement! 
Voando para as estampas com estilo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Homens: o que eles pensam sobre a moda

Moda: um tema que vem tomando espaços cada vez maiores na mídia. Todo mundo quer ter seu momento para falar sobre o assunto, dar o seu ponto de vista ou contar suas vivências e experiências que julgam relevantes para o mundo fashion. E mesmo aqueles que se negam a ler ou a participar desse assunto o fazem de qualquer forma, já que moda não é simplesmente usar uma aposta da estação ou seguir um estereótipo, mas um estudo do que as pessoas usam, gostam e buscam.
A atenção do público masculino dada ao tema também vem crescendo nos últimos tempos, no entanto, ainda demonstra certa retração em comparação às mulheres. Será machismo? Vergonha? Simples desinteresse? Confira a opinião de cinco homens que foram entrevistados e questionados sobre a moda masculina e a busca de informações:
·   Eu acho que é importante ter algumas noções no nosso caso, mas acho que não deve ser algo que tenha o mesmo peso que tem para a mulher. Com certeza algumas noções básicas, como saber o que se está vestindo e principalmente se vestir adequadamente pra cada ocasião é um diferencial importante (...). Para um cara que tenha certo nível de cultura e vivência, se torna até algo meio intuitivo saber o que vestir em certas ocasiões. Nunca procurei informações, mas o faria com certeza se achasse conveniente” - André Gaspar, 23 anos.
·         “Depende do que você chama de ‘moda para homens’; se for pra homem HOMEM mesmo acho bacana, mas homem fica estiloso com o básico mesmo. Firular demais é coisa de viado (...). Quando tô namorando, pergunto para a namorada, se não, uma amiga serve. Procurar na net, não” – Bruno Alvares da Costa, 27 anos.
·         “Eu não ligava muito pra isso e não me interesso a ponto de conhecer mais a fundo sobre tendências e tal. Mas claro que a gente sempre procura estar minimamente alinhado, procuro saber o básico, já pesquisei sobre tipos de gravatas pra se usar, por exemplo, e que sapato ou tênis combinar com a roupa que eu uso” – Guilherme Carvalho, 25 anos.
·         “Acho que é legal, homens hoje se preocupam muito com a aparência, com tendências, combinações e etc. Eu não sou fashionista, nem seguidor de moda; gosto de usar roupas confortáveis, mas nada muito exagerado. Prefiro o básico, jeans e preto. Não busco informações na internet, ou revistas, tento ir com algo apropriado em cada tipo de evento” – Renato Tait, 25 anos.
·         “Há estilos, uns acompanham a moda e outros fazem sua própria, mas temos que nos manter atualizados nas novas tendências. Sempre busco informações para certas ocasiões, afinal, não podemos nos vestir sempre da mesma maneira para todas as ocasiões e homem, geralmente, não sabe diversificar” – Ademilson Dias, 33 anos.

A maioria dos homens, como o constatado, já admite que moda masculina é interessante e alguns procuram informações a fim de não fazer feio em ocasiões que julgam importantes. Outros preferem se virar sozinhos na hora de decidir o que é melhor para vestir (e há vezes que cometem erros criminosos!). Este comportamento não está relacionado à idade; as formas de pensar variam e isto é, provavelmente, um reflexo da personalidade e do gosto pessoal de cada um.
Mas de onde vem essa personalidade fechada? Em geral, o principal influente parece ser a cultura, baseando-se nas opiniões dadas pelos entrevistados. Apesar de Luís XVI ter se preocupado demasiadamente com sua aparência, usando tecidos e acessórios de luxo na época de seu drástico reinado, o costume foi sendo abominado ao longo dos anos e o conceito nascido entre os ares da revolução industrial que visava o homem forte, recatado e contrário aos deslumbres aristocráticos foi passado adiante até o século XXI, sofrendo alterações, mas ainda fazendo com que alguns acreditem no estereótipo errôneo de que o assunto ‘moda’ é apropriado apenas para mulheres (ou homens homossexuais). Aqueles que hoje se interessam pelo tema ainda têm sua sexualidade questionada, pontos que não possuem relação direta, uma vez que, vestir-se adequada ou inadequadamente não relata sua orientação sexual, nem o exclui desta atmosfera de moda, que é histórica. 
O que talvez ainda não tenha sido compreendido por alguns indivíduos da população masculina é que a moda, mesmo a feminina, não é necessariamente sinônimo de empetecação e excentricidade. Ela serve para expressar personalidade através do vestuário, e é esta maneira de se expressar, aderida principalmente pelas mulheres, que os homens preferem evitar. Para eles, o importante parece ser aprender o básico e o adequado para certas ocasiões, deixando o ‘conceitual-e-diferencial fantasiosos’ de lado.
É fato que a moda masculina já sofreu grandes avanços e que hoje, felizmente, está em foco, influenciando em doses homeopáticas a população [em sua maioria machista] que adora formar pré-conceitos. Eles ainda têm dificuldades e temem em admitir que às vezes precisam de ajuda com seu guarda-roupa, mas o primeiro passo em direção à evolução já foi dado!

CRÉDITOS: matéria criada por mim para a disciplina do professor e jornalista de moda masculina Lula Rodrigues, lecionada no IED - Instituto Europeo di Design, em abril de 2011.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Prazer, peplum!

Modelagem já citada em algumas revistas (Vogue de janeiro, por exemplo) e que ficou fortemente marcada pelas passarelas das semanas de moda, principalmente as internacionais, o peplum invade muitos looks para a temporada de inverno aqui [verão lá fora!]. Desde casacos até saias e vestidos, o babadinho que fica localizado próximo à altura do quadril pode auxiliar silhuetas desprovidas de bumbum ou àquelas que querem parecer mais acinturadas:
Um desfile que aderiu ao hit de forma bem marcante, quase conceitual [lê-se 'exagerada'] foi Jean Paul Gaultier. A coleção foi baseada na finada cantora Amy Winehouse e exibiu muitas cores e silhuetas dos anos 50 revisitadas com o detalhe do peplum, um pouco mais avantajado. Já Versace e Marchesa aplicaram o agora famoso babadinho de maneira mais primorosa - primeiramente, por ser alta costura -, oferecendo mais detalhes e acabamentos preciosos.
Que não é uma modelagem favorável a todos os biótipos já sabemos, mas o peplum também pode ajudar a disfarçar gordurinhas localizadas! Para isto, escolha os babados menos volumosos:
Uma das únicas novidades em modelagem que temos para a próxima temporada pode ter mil e uma utilidades.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...