quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Passeio pelo Orquidário de Santos

Que tal mais um post turístico, não só para as pessoas de fora, mas, talvez, para aqueles que moram na cidade mas nem sequer conhecem suas atrações, né?!

A escolha da semana foi o Orquidário Municipal, também conhecido como "Parque Zoobotânico", com cerca de 400 animais em 100 espécies diferentes entre répteis, aves e mamíferos, vivendo em um ambiente semelhante à Mata Atlântica, com mais de 2 mil plantas. 
Entrada do parque...
Grande parte do Orquidário ainda está em reforma e ainda há muitos animais para serem trazidos. Abaixo você confere uma palhinha do que já tem por lá, dos animais em exposição e suas respectivas placas com nomes populares e científicos!
Os patos, lindos, foram os primeiros a serem vistos. De diferentes espécies, eles ficam em um viveiro "aberto", onde podemos entrar e vê-los sem grades. Exibidos e displicentes, eles ignoravam nossa presença e pude fotografá-los bem!
O tucano, por ser selvagem e genioso, habita uma gaiola grande sozinho. Não me deu muita bola quando o fui fotografar, e pelo fato de a gaiola ter redes, dificultou para tirar a foto. Ainda assim, dá pra ver um pouquinho de seu "shape", rs:
Ainda no segmento pássaros, os papagaios, araras e periquitos, em um viveiro ainda maior...
Perdoem-me a ignorância, mas confesso que nunca tinha visto uma lontra pessoalmente. Achei a coisa mais linda! A aparência é de uma espécie de foca, em tamanho menor e com mais agilidade... foi difícil fotografá-la!
Além das atrações que infelizmente precisam ficar presas, tem também os bichinhos que ficam soltos pelo parque! Um deles é o atobá, um tipo de pássaro que também nada...
...as cotias, uma espécie de roedor!...
...os jabutis...(a foto foi tirada de longe, então acrescentei uma identificação na imagem, para melhor visualização. Eles não ficam próximos à grade ao redor do lago!)...
...e o magnífico pavão! Esse é exibido por natureza, literalmente. E tem mesmo que se exibir, pois é um dos poucos machos existentes sobre a Terra, junto ao Anthony Kiedis (risos), que esbanjam beleza de verdade a ponto de justificar tal exibição!
Há um playground bem legal que foi reformado e está tinindo para os pequeninos passarem o tempo, isto para quem quer levar os filhos para gastar energia, além de apreciar os animais e a paisagem!
Do outro lado do Parque, no mini-museu, pudemos ver os diversos tipos de plantas cultivadas na estufa - entre elas, orquídeas, claro - e outros animais, como o jacaré-de-papo-amarelo e o guaiamu, uma espécie de caranguejo.
A estufa!
De volta à parte externa do Parque, as últimas atrações (e mais marcantes, em minha opinião) a serem apreciadas! A começar pela minha favorita, o gato-do-mato-pequeno, ágil, arisco e lindo:
Em seguida, o veado, vulgo 'Bambi', curioso e amedrontado:
E por último, mas não menos importante, o macaco-aranha!
Apesar do post imenso, ainda há muita coisa para ser conferida de perto, que não deu para colocar aqui, como a lojinha de souvenirs, com coisinhas bem interessantes para presentear alguém ou levar de lembrança do lugar!

Não deixem de conhecer (:



Orquidário Municipal de Santos
Praça Washington, s/nº - José Menino - Santos/SP.
Horário de funcionamento: de 3a feira a Domingo, das 9h00 às 18h00 (venda de ingressos até as 17h00 - preço: R$ 5,00). 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário