segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fashion Rio: tendências nos corredores e passarelas

A semana de moda carioca acabou, mas a gente pode analisar o que foi visto de mais bacana com relação a roupas e acessórios usados pelos(as) fashionistas.

Sempre há um pouco de tudo, afinal, o que há de mais legal em ser um fashionista, de fato, é filtrar as tendências que aparecem ao nosso redor, em passarelas, revistas e blogs afora e usá-las repaginadas com o nosso jeito. Ou seja, um verdadeiro fashionista não aparece "fantasiado" de passarela (salvas algumas exceções como Anna Dello Russo, etc); um verdadeiro fashionista usa apenas aquilo com que se identifica:
Os babados foram um dos acabamentos dominantes, tanto nos looks desfilados, como nos escolhidos pelas frequentadoras do Píer. Na barra da saia, na manga ou em detalhes do vestido, eles proporcionam graça e muita feminilidade. Boa escolha para balancear outra peça mais masculina, como, por exemplo, uma calça cigarrette bem justinha com a barra dobrada coordenada a oxfords!
Nuances de laranja, verde, azul e amarelo dominaram todos os espaços do Píer Mauá; as formas geométricas com alusão ao art-déco também estiveram presentes, principalmente nos desfiles, acompanhando a cartela de cores dominantes. O étnico, uma ramificação importante dentro do setor 'estampas', ensaia permanecer mesmo no inverno, segundo diversas coleções desfiladas.
Clássico e atemporal, a combinação de 'preto-e-branco' (ou vice-versa, para quem preferir) dificilmente não estará em alta. Os looks de verão pelos corredores do Fashion Rio provaram isto e, ainda, os looks de inverno apresentados nas passarelas - a grande maioria iniciou seu desfile com produções em P&B e posteriormente fizeram suas apostas de cores. Alguns exemplos: A.Herchcovitch, Espaço Fashion, Walter Rodrigues e Giulia Borges. É, com certeza, uma combinação certeira, básica e combina com qualquer complemento colorido, ainda que seja feito no make, caso dê aquela vontadezinha de quebrar a bicromia.
O étnico chic foi um dos estilos mais aderidos pelas fashionistas ao longo do Píer, intercalado por estampas florais. Embora, segundo Miranda, "flores para a primavera" não seja algo inusitado, o cenário e a temperatura nos "corrompe", digamos.
A textura étnica trabalhada com pedrinhas na Coven fizeram com que eu me apaixonasse perdidamente pelo vestido; algo que me remeteu um pouco à Balmain, mas que é super bem-vindo, como uma opção em uma coleção de grife brasileira.

ATUALIZAÇÃO
Perdoem-me a falha mas, mediante intensas correrias da semana de moda carioca, neste breve intervalinho que tenho até o SPFW meu cérebro pensa somente em descansar, e aí, acabo cometendo pequenas distrações. Eis que venho aqui, portanto, acrescentar mais uma tendência SUPER presente nessas temporadas de moda e também nos corredores (e que eu JÁ aderi):
Fluidez, transparência e renda são três tópicos importantíssimos para aquelas que adoram proporcionar uma pitada de feminilidade à produção, tornando-a mais sexy. Presentes nos desfiles de forma mais romântica ou mais arrebatadora, as transparências definitivamente vêm com tudo - ainda mais fortes que na temporada de verão. Mas é claro que a gente já pode aderir! (;
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: