terça-feira, 8 de novembro de 2011

Benefícios do ácido retinóico

Confesso que nunca fui perita em assuntos de pele, e sempre usei o básico do básico para cuidar da minha - o que normalmente é recomendado: protetor solar, hidratante e algum gel secativo para espinhas, quando eventualmente aparece.
No entanto, após uma de minhas sessões de limpeza de pele na Shape (clínica de estética de Santos/SP), minha esteticista me aconselhou a começar a usar um produto que agora virou meu melhor amigo: o ácido retinóico.
PONTOS POSITIVOS
Querendo saber um pouco mais sobre os benefícios deste composto (além de já saber que ele seca a espinha e controla a oleosidade que é uma beleza), fui pesquisar e compartilho aqui com vocês algumas outras dicas:

* Ele melhora a qualidade do colágeno;
* Aumenta a firmeza da pele;
* Clareia e previne manchas escurecidas;
* Para mulheres mais velhas que fazem tratamentos rejuvenescedores, o uso do ácido retinóico é recomendado, pois serve como um preparo para a pele que vai receber esse tipo de tratamento.

POSSÍVEIS DIFICULDADES
Há contra-indicações em casos de pessoas com pele extremamente sensível ou que possuem algum tipo de alergia, o que causa efeitos colaterais. O início do tratamento é, na maioria das vezes, difícil e incômodo, pois o produto resseca bastante a pele, tornando-a mais sensível, avermelhada e descamativa (mas nada de muito exagerado, pelo menos no meu caso achei completamente suportável!).
O ideal é começar a usar o produto lentamente, só algumas vezes por semana, e então, ir aumentando gradativamente essa frequência até a pele se acostumar. Nos intervalos em que você não o usar, passe na pele do rosto algum creme hidratante/regenerador.

DICAS IMPORTANTES
* O ácido retinóico deixa a pele sensível ao sol, por isso não é recomendado ser usado durante o verão (para as ratas de praia de plantão) e, mesmo para quem não vai à praia, o bloqueador solar deve ser usado ao sair de casa durante o dia;
* O uso do produto é contra-indicado em grávidas e lactantes;
* É importante lembrar que o ácido retinóico é um composto que deve ser manipulado em gel ou creme cuja quantidade se resume a uma porcentagem normalmente pequena da fórmula, e deve ser vendido somente sob prescrição médica. Um ativo similar a ele é o adapaleno, que também requer receita médica para venda. É possível encontrar versões mais suaves do ativo em cosmecêuticos, que possuem venda livre: são o retinol e o retinaldeído, que não possuem os efeitos incômodos do ácido retinóico mas, por outro lado, têm ação bem menos intensa.

Se você possui pele oleosa ou acnéica, então, aí vai mais esta dica: procure sua dermatologista e peça uma manipulação cuja fórmula contenha nosso amiguinho, porque ele é realmente eficiente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário