segunda-feira, 18 de abril de 2011

Moda Camp 2011 no IED

O Moda Camp foi um evento inédito organizado pelo IED São Paulo (Instituto Europeo di Design) que ocorreu nos dias 14 e 15 de abril, com a finalidade de unir diversos profissionais para discursar sobre temas relevantes como a moda brasileira e seu futuro, quem faz a moda hoje, o que os empresários e grandes profissionais pensam sobre o fenômeno atual chamado 'blogs de moda' entre outros temas interessantes e indispensáveis para quem curte o assunto!
Dentre os vários profissionais conceituados que participaram, tivemos: Renata Ruiz (@renataruiz e @modaparausar), Christina Zanetti (da dupla @oficinadeestilo), Alexandre Duarte do Mega Polo Moda, Carolina Ataller da WGNS (@wgsnbr), Dudu Bertholini (estilista da Neon), Renata Piza (editora da revista Elle @Renata_Piza), e outros.

Abaixo você confere algumas fotos do evento (tiradas por mim mesma, então perdoem o amadorismo) e um pouquinho do conteúdo de algumas palestras às quais assisti, no dia 14:
Local de abertura do evento - pátio do IED São Paulo

Abertura do evento: diretores da filial do IED de Roma, Itália

Renata Ruiz - palestra sobre os blogs de Moda

Renata Ruiz é bacharel em Direito e jornalista e é autora do blog Moda para Usar (NOTA: uma curiosidade que descobri nesse dia é que a maioria dos profissionais que trabalham com moda, principalmente na parte de jornalismo e consultoria, possuem outras graduações "nada a ver").
Uma coisa bem legal que foi abordada em sua palestra e que concordo totalmente é a de que os blogs ganharam tanta força assim porque blogueiras(os) são pessoas reais que falam de moda para pessoas reais; ou seja, para os leigos que de repente não têm recursos para adquirir uma Vogue todo mês ou até mesmo para quem não se identifica com os assuntos abordados nas revistas de moda (até pela linguagem usada), os blogs facilitam esse acesso e essa linguagem para esse segmento. E uma frase que constava em um de seus slides a qual adorei (e não deixa de ser uma enorme verdade) é:
"O mundo mudou quando a moda deixou de ser um monólogo e tornou-se uma conversa".

Christina Zanetti - palestra sobre
A democratização do serviço de personal stylist no Brasil

A Chris Zanetti, da dupla "Fê e Chris" do Oficina de Estilo (que já existe há 8 anos!) é um amorzinho não só através do blog e do Twitter, como também pessoalmente. Para quem não sabe, a Chris é engenheira civil e a Fernanda é advogada, e as duas se conheceram em um curso de consultoria de imagem e foram as primeiras a implantar o serviço de personal stylist no Brasil. A dupla não atende celebridades, só pessoas "comuns" e tem um jeito muito especial de trabalhar, de forma que sua clientela se resume ao público feminino (que não é pequeno, né?!).

Frase que mais gostei dita pela Chris e que vou levar na minha bagagem mental para sempre: "Hoje em dia ninguém mais é dono da verdade; todo mundo tem uma opinião que pode adaptar à sua personalidade e ao seu estilo de vida".

Alexandre Duarte, do Mega Polo Moda
palestra sobre O Mercado da Moda

A palestra do Alexandre foi perfeita para quem se interessa pelo marketing através da moda e das tendências, o fast fashion, a pronta entrega e afins. O Mega Polo Moda trabalha com todos os tipos de público (masculino e feminino) entre esses jovens, adultos e crianças, moda festa, fitness e jeans. A proposta é identificar em suas campanhas as compradoras de moda e movimentar a coleção proporcionando um guia de coleções como reflexo da passarela (dos desfiles) em lookbooks e guias informativos. A Mega Polo Moda já fez parcerias com a TV Globo, vestindo personagens de novelas e com a Revista VEJA, publicando anúncios.

Carolina Ataller, do WGSN
palestra sobre Internet e Pesquisa de Moda

A Carol trabalha como relações públicas na WGSN da América Latina e essa foi uma das palestras das quais mais gostei, porque o assunto foi basicamente como são feitas as pesquisas de tendências (que eu amo POUCO, né?). O assunto é extenso e bastante complexo, mas para resumir posso dizer que todos os acontecimentos globais relacionados principalmente às artes, culturas e consumidores refletem muito na moda e na decisão do que será filtrado e usado como base nas próximas tendências. A preocupação com quem trabalha nesse ramo de "trendsetter" é de estar sempre um passo à frente, ligado em tudo o tempo todo. É difícil, mas deve ser muito divertido!

Luciana Ceccon e Dudu Bertholini
fotos: divulgação

Além dessas palestras que resumi tiveram a do 'case Melissa' com Luciana Ceccon e 'Neon, um caso de sucesso' com o Dudu Bertholini (que também é a simpatia em pessoa), ambos explicando a história de cada marca, qual foi o processo de criação delas e a evolução de ambas até chegar ao patamar de hoje.
Para encerrar, aí vai uma frase do Dudu que também constará na minha bagagem mental para todo o sempre:

"O estilo é um resultado da sua bagagem e de suas vivências até o presente; ele pode se renovar e evoluir, mas nunca mudar".
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Um comentário:

  1. Adoreeeeeei mah! Muito legal! parabéns pelo post! Você deve ter ficado realizada lá né? beijoos e muito sucesso! s2

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