domingo, 22 de agosto de 2010

Moda: cultura e símbolos

Inspirada na prévia de Laboratório de Tendências, que era um resumo do capítulo de um livro (vide "Créditos" no rodapé da página!), resolvi utilizar um pouco do que escrevi em meu texto como um post, porque acho que para todos os interessados (e para os não-interessados também), é um assunto de extrema relevância!

Alguém aqui já parou para pensar no que é Moda e o que ela significa? Não só em seu significado literal, mas antropológico e psicológico? Dá só uma olhadinha...
Vivemos em busca de tendências, atrás de revistas, imagens e de ícones que julgamos dignos de inspiração para escolher cada look nosso de cada dia, mas esquecemos de buscar a essência das coisas, para entender como essa atmosfera funciona. Moda é a transmissão de cultura através do nosso comportamento!

Por exemplo: você sabe de onde surgiu e como surgiu o movimento punk? Você sabia que foi um movimento que surgiu na Inglaterra, na década de 70, e que foi uma manifestação dos jovens contra a política da época, cuja bandeira levantada por eles continha a frase No Future (Sem Futuro)? O termo "punk", inclusive, tem a conotação de 'sujo', 'podre', 'objeto estragado'. Ou seja, a aparência impressionante utilizada pelos manifestantes da época possuía a real intenção de causar má impressão, para que as pessoas compreendessem que esta era a forma como eles se sentiam com relação ao país.
E não pense que você não usou, pelo menos em um acessório deste inverno, alguma releitura da conotação de 'punk': as botas coturno são releituras de vestuário dos punks e skinheads daquela época, assim como a imagem de caveira, sabia?

Quando digo que moda também é cultura é porque realmente acredito que seja importante nos informarmos sobre a essência das coisas, para sabermos realmente o que usamos. Quer outro exemplo? A suástica, o tabu dos tabus em matéria de símbolo. Muito antes de Hitler adotá-la e transformá-la em símbolo de nazismo, a suástica já era considerada uma das mais remotas formas da Cruz; as suásticas mais antigas datam de 2500 ou 3000 antes de Cristo, nas regiões da Índia e Ásia Central. Ela também é considerada um dos mais antigos símbolos místicos da Humanidade.

Já na China, a suástica representa a orientação quádrupla que segue os pontos cardeais, o infinito, a saúde, a felicidade e a perfeição cósmica. Olha só que interessantes essas imagens de suástica com diferentes significados e interpretações:

É revoltante ouvir alguém dizer que 'moda é futilidade', porque ela está muito além do que as pessoas podem imaginar. Nós devemos parar e refletir, enxergar o fato de que moda é comportamento, é nossa socidade retratando sua postura com relação ao mundo. Não basta apenas decidirmos: "gosto disso" e sair usando; precisamos entender o que certo símbolo, por exemplo, significa, entender sua essência e só então decidirmos se realmente aprovamos e usaremos.

Quanto às suásticas mostradas acima, tenho certeza de que alguma delas já apareceu em alguma estampa que você usa ou já usou, e você nem percebeu! Mas isso não significa que você seja simpatizante de Hitler ou do nazismo, certo? De repente você se identificaria com a interpretação da suástica chinesa...
Desta forma, queridas fashionistas, usei estes exemplos apenas para mostrar que a moda possui uma essência e um significado de existir, bem como as tendências. Os profissionais da área pesquisam o que o público quer usar e ver, com qual intenção e representação, e o que está sendo usado e "aprovado" pelos formadores de opinião, para decidir o que será tendência no momento. A autenticidade e personalidade existem, é claro, juntamente com o desejo do ser humano em descobrir coisas novas, desbravar, criar e recriar. Até mesmo quem não segue tendência nenhuma está tendo um comportamento com relação à moda: sua postura é indiferente e despretenciosa.
Portanto, antes de pronunciar a frase "moda é futilidade", pense um pouquinho!

CRÉDITOS: O viajante e a cidade: o olhar do designer de moda em outros territórios, do livro Design de Moda: Olhares Diversos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário